NOSSA HISTÓRIA
Nossa primeira tenda foi montada, em 2013, no meio de uma praça da Vila da Amizade, bairro com pior IDH da cidade de Jandira, na Grande São Paulo.
Com um tapete improvisado, que protegia da poeira um punhado de livros infantis arrecadados, nosso objetivo era apenas um:
ler para as crianças da região, na esperança de que os livros pudessem transformar seu futuro, assim como transformaram o de nossa fundadora, Danielle Pires, que também cresceu ali.
Em 20 minutos, a tenda – até então chamada de Tenda da Leitura – encheu de crianças e passamos a montá-la, todos os sábados, no mesmo lugar, para ler para a comunidade.
À primeira vista, era um sucesso. Mas começamos a reparar que algumas crianças deixavam de aparecer por longos períodos. Ao investigar, descobrimos que o sumiço tinha relação com problemas em casa: fome, violência, necessidade de cuidar dos irmãos enquanto a mãe trabalhava...
“Os livros faziam sonhar, despertavam para novas realidades...
Mas não resolviam os problemas locais.”
Assim, a Tenda da Leitura virou Tenda da Solidariedade e passou a oferecer cursos de educação e cultura para toda a comunidade, de crianças a idosos, a fim de contribuir para o crescimento humano, acadêmico e profissional de cada um.
“Empoderamos pessoas para que elas transformem realidades!”
O QUE FAZEMOS
PROJETO
CRESCER
Cursos de educação e cultura oferecidos a pessoas da comunidade de todas as idades, a fim de contribuir para seu crescimento pessoal e acadêmico
PROJETO
CAPAZ
Cursos profissionalizantes voltados exclusivamente aos jovens da comunidade, a fim de ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho
PROJETO
COLETENDA
Coleta e reciclagem de resíduos da comunidade e de empresas parceiras, a fim de garantir recursos para o trabalho da Tenda da Solidariedade
ONDE ESTAMOS
JANDIRA
Onde tudo começou e está localizada nossa sede. Estamos situados na Vila da Amizade, bairro com pior IDH da cidade, onde nossa fundadora foi criada.
PIRAPORA DO BOM JESUS
Onde mantemos filial desde (25) agosto de 2019, a pedido de mães da região que souberam do trabalho e queriam uma oportunidade semelhante para seus filhos.